Até pouco tempo achava-se que a sequóia-gigante (General Sherman, em inglês) seria o maior ser-vido do mundo. Pelo jeito o reinado desta árvore da Califórnia (EUA) estaria garantido por muito tempo, já que ela pode ultrapassar os 100 metros de altura e viver mais de 3.000 anos!
O que ninguém sabia é que o novo campeão seria um inofensivo fungo. Em 1992, no estado de Washington, pesquisadores encontraram um exemeplar com mais de 6 km² de extensão. Depois, em 1996, o mais novo vencedor deste título estava bem debaixo dos pés dos americanos. Na Floresta de Malhuer, estado de Oregon, foi descoberto um fungo subterrâneo que quando nasceu era invisível a olho nu e hoje já alcançou mais de 8.9 km² de tamanho. O "Cogumelo do Mel"(Armillaria ostoyae) tem mais de 2.000 anos e chegou a esse tamanho espalhando-se por entre as raízes de árvores e matando algumas no caminho.
É difícil acreditar, já que na superfície é possível ver sua presença apenas sob forma de pequenos cogumelos ou nas raízes das árvores, mas o fungo ainda cresce cerca de 1,20 m por ano atualmente.
Esta "eleição" às vezes gera polêmica, já que o Armillaria ostoyae não é considerado por muitos como um único organismo. Apesar do mesmo material genético, na verdade ele é uma grande colônia de fungos reunidos e conectados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário